domingo, 19 de março de 2017

O alvo é o Brasil

Roberto Elias Salomão__________________Essa discussão toda levantada pela carne podre, sobre capital nacional ou internacional, está sendo feita de forma enviesada.A corrupção deve ser combatida? Deve.Vender carne podre para a população e até para a merenda escolar é um crime? É.Os responsáveis devem ir para a cadeia? Com certeza.Os principais frigoríficos brasileiros têm ligação com o capital multinacional? Sem dúvida.Esses postulados, parece, são suficientes, não? Não, não são. A menos que você acredite que a polícia federal, o Ministério Público, o STF e a república de Curitiba tenham de fato o objetivo de combater a corrupção, e não outro, mais sinistro, e que fica cada vez mais claro.Uma grande empresa, por mais corrupta que seja, por mais bandidos que sejam seus proprietários e executivos, tem no seu acervo o trabalho de milhares de operários e de trabalhadores não operários, os verdadeiros responsáveis por sua produção, por sua tecnologia, por seu sucesso. É o caso da Petrobras (ainda estatal) e da Odebrecht (privada).Há corrupção quase endêmica na Petrobras e na Odebrecht, assim como em todas as grandes empreiteiras e, com certeza, nos grandes frigoríficos. Espantar-se com isso é acreditar que o capitalismo pode ter as mãos limpas (e tem gente nossa que acredita).Eu, por mim, me espanto mais com a credulidade manifestada por muitos, ou seja, que se trata de uma operação anticorrupção, ou ainda que o capitalismo seja capaz de auto-higienizar-se.Nessas empresas, corruptas como não podem deixar de ser, há milhares e milhões de empregos. A única coisa que ainda não vi nos comentários é que, se há corrupção, se a população está sendo prejudicada, a saída não é fechá-las, mas que elas mudem de mãos. Quais mãos? As mãos daqueles que as construíram com seu suor.

Luiz Felipe Bergmann____________________ Parabens Roberto Elias Salomão. Você não caiu naquele discurso maluco (para pegar leve), e achar que a PF e o MP querem destruir empresas brasileiras para beneficiar o capital estrangeiro. Para os que fazem este discurso, uma boa notícia: doença mental tem tratamento

Julio Cezar Soares______________________ Divergências filosóficas ideológicas saudáveis e necessárias, e não questão de doenças mentais Os referidos companheiros empreenderam uma primeira abordagem aproximativa verdadeira e o próprio curso do debate certamente ofereceu recursos pra superarem suas visões com esse determinante de imbricação entre os 2 Capitais. Daí o essencial é a preservação do emprego, do controle social e também para tal da indústria relativamente "nacional" (analogamente ao haver algo nacional na Petrobras atacada apesar dos então 49% dos capitalistas internacionais e nacionais.  O Brasil e o maior produtor e exportador de carne bovina e derivados do mundo.Mais ou menos a dois anos atras a OIC(organização mundial do comercio) deu ganho de causa aos exportadores brasileiros pois os EUA acusavam de colocarem o preço muito baixo na União Europeia a custas de subsídios(nunca existiu) .Em razão do exposto o Brasil entrou com imensas exportações para a U. E . Isso nunca foi aceito pelo Tio Sam que hoje com auxilio de traidores do sul criam escândalos para denegrir os produtos do Brasil.


Roberto Elias Salomão_________________ O sempre lúcido Claudio Ribeiro foi mais claro: "Agora falando sério. Com o Moro perdemos o governo, o pré-sal, estamos entregando plataformas até de graça (França), destruímos a indústria naval, o acesso à tecnologia nuclear foi barrado, etc., etc. Com a ‘Carne Fraca’, a Operação vai explodir nossa participação no mercado mundial da carne, em que somos fortes concorrentes dos EUA. Eu, no começo, caí na armadilha e de cara no chão com piadas e mais piadas. Acordei. A guerra é comercial e, com os golpistas no governo, vamos ser engolidos em mais uma fonte de recursos indispensáveis ao crescimento do Brasil. Estamos com as calças caídas e a trolha é enorme. Deletei todas as piadinhas e peço que me perdoem por não haver compreendido antes os reais interesses em jogo."

Adalberto Prado___________________ Enquanto estamos focados nos escândalos dos frigoríficos muitas outras coisas piores estão rolando no golpe contra o povo brasileiro, envolvendo principalmente os menos favorecidos.

Julio Cezar Soares_________________ Setores da JF, do MPF e da PF... Pelo menos, controle social público e pelas/os trabalhadoras/es do Brasil e dessas empresas já !

Lays Gonçalves______________________ Salomão, didático e objetivo. Ótima forma de colocar a questão. Confusão é o que mais tá rolando, piadas mil.. e falas de que "a esquerda secundariza o combate à corrupção" no Brasil.

Alice Ruiz___________________________ Mas, lamentavelmente, todo esse auê, que veio à tona, pode ser uma preparação para justificar maior interferência das multinacionais. Afinal, estamos entre os principais concorrentes dos EUA na criação de gado.

Edison Taques__________________ Acho que estamos encontrando (na letra dos nossos camaradas mais sábios) a linha correta quanto à questão da corrupção.

Claudio Ribeiro__________________ Concordo em gênero, número e grau. Defender nossas indústrias, já anêmicas, é defender nossos trabalhadores; e que estes, operários que são, aprendam a tomar conta das gestões. A cambada de proprietários que seja devidamente encanada e exportada como carne podre, diretamente para Miami. .

Edson Almeida ____________________A imprensa golpista gosta muito de escândalos, de preferência aqueles que atacam a esquerda. O mordomo de filme de terror está entupindo os jornais de anúncios. A notícia da carne trouxe muita espuma e pouca informação. Os jornais nem sabiam que ácido ascórbico é vitamina C. Isso não quer dizer que deva ser usado para recuperar carne estragada. Mas é preciso ter melhores informações para analisar até onde ia esse esquema de fraudar produtos, quem de fato estava envolvido e, sobretudo, entender melhor essa história de por que os grandes setores da economia estão sendo destruídos pela república fascista de Curitiba.

Ludimar Rafanhim_________________ Trabalhadores ocupem as indústrias e procuradoria do trabalho requeira a intervenção

Julio Cezar Soares Bruno Moreno
Eu queria só dizer que o fato da JBS e da BRF serem duas holdings que exploram trabalho escravo, desmatam a torto e a direito, que colocam coisas medonhas em seus produtos e impedem a fiscalização através de propina não faz com que elas não incomodem empresas que concorrem com elas no mercado mundial. Capitalismo não é só acordo entre as classes dominantes, caso contrário não haveria o conceito de imperialismo.

Luizinho Souza _______________Nesta questão da carne fraca, vai sobrar para os trabalhadores/as dessas empresas. Empresa fecha as portas e muda cnpj e começa tudo de novo, e com apoio da República de Curitiba...cadeia para os culpados.

Julio Cezar Soares__________________ Além de violar direitos trabalhistas, uma das empresas envolvidas na operação a carne é fraca, é, também, campeã em acidentes de trabalho, por exemplo.
Este setor é o principal responsável pelos crimes ambientais e contra os povos originários também.
Mas não se trata disso. Uma operação da PF e do MP - diria aliás que qualquer operação espetaculosa que surge da união destas duas instituições - com evidente apoio prévio dos mesmos veículos de sempre - não estão nem aí para estas questões que nos afligem.
Estas operações conseguem, a meu ver, ser mais nossas inimigas que a jbs, dirigida por Meireles com apoio de dinheiro público e internacionalizado capital no exato momento do golpe.
Pq não se trata de denúncias a favor da saúde da população ou da honestidade de quem quer que seja.
Se trata, escancaradamente, da destruição do Plano de 30 anos da Economia do Brasil.
Plano este que foi divulgado quando a Dilma tomou posse e que infelizmente baseava-se grandemente nas divisas adquiridas no pré sal, no agronegocio, na exportação de serviços de primeira classe (setor pesado da construção), mineração e o que mais logo se tornará alvo destas operações espetaculosas e pirotécnicas, as que já não o foram.
Trata-se de colocar o Brasil de joelhos.
Não estranhem que mês que vem esteja chegando carne dos EUA por aqui.
(Lara Sfair)

Luiz Manfredini ___________________Pois é, Salomão, e assim vão destruindo a indústria brasileira, para satisfação daqueles que, de fora, certamente virão ocupá-la. Precisa a sua postagem.

Edison Taques _______________________Vamos às ruas denunciar isso tudo!

Julio Cezar Soares____________________ Ok. Lá vai a polêmica: Que tal desfazermo-nos da corrupção de uma maneira não seja, ela mesma, CORRUPTA?

1) Para os meus companheiros de esquerda que criticam a esquerda que se preocupa com questões econômicas recomendo a leitura de "O Capital" , Marx, K..
2) Quanto à defesa da posição tautológica segundo a qual o mal é mal e o bem é bem, isso é, que a corrupção é um problema e que a honestidade (capitalista, de concorrência inclusive) é um bem a ser respeitado, quero lembrá-los que a quebra dessa tautologia seria uma contradição, no sentido ruim da palavra até para um hegeliano.
Entretanto a maneira como se combate a corrupção é tão importante quanto o combate à corrupção, e ela está errada, deformada, politicamente deformada, desde seu princípio. Se a PF descobre a corrupção e o judiciário a pune isso é ótimo, mas se um mecanismo intermediário usa isso para produzir política no pior sentido da palavra, com vazamentos trabalhados com marketing, e leva ao desemprego e à ruína econômica um país inteiro, o custo para desfazer a corrupção assim é muito alto!
3) Peço aos meus demais colegas que pensam à esquerda que levem em consideração a dependência que a classe trabalhadora tem com relação a seus empregos e o quanto é trágico a destruição econômica de um país. --- Paulo Vieira Neto


Nenhum comentário: