segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ricardo Chacal

me deprime a situação da maioria dos artistas desse país. refém de editais e leis de incentivo, o artista tem que viver à míngua. com a educação relegada às tvs, as escolas mal formam mão de obra para o mercado. é a televisão que escolhe o que vc vai querer comprar, o que a criança vai comer. os artistas vingam, quase nunca pelo talento e pelo público, mas pelos humores de um diretor de tv qualquer. e quem não aparece na telinha, não representa nada. nem a ninguém. e tem muitas dificuldades nos editais e na bilheteria.
esse processo só será revertido quando a escola retomar o seu papel de educadora. e para isso atividades artísticas nas escolas para os alunos entenderem que a arte pode ser de diversas formas e para formar público. e quando o artista sair da depressão e tomar consciência que é um educador, que o que ele sabe fazer, pode ser muito útil às pessoas. e não sonhar apenas com esse papel criado pela mídia, pelo star system, de querer sobretudo fama e dinheiro.
enfim educação e arte tem que se dar as mãos para sair dessa função limitada e imbecilizante que lhe deram. a arte deve educar. e a escola, ser criativa e preparar para a vida.

porque a luta é fundamental no dia a dia de todo artista, mas importante também dentro da política institucional .

Nenhum comentário: