segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os esforços dos homens para trazer as mulheres sob seu controle foram acompanhadas por medos e superstições continuando sobre os poderes das mulheres. No folclore russo, a figura mais poderosa do sexo feminino foi Baba Yaga. Embora voltada tanto para o bem quanto para o mal, Baba Yaga era acima de tudo poderosa e devia ser temida. Outras figuras femininas no folclore foram as rusalkas. Em diferentes partes do país  tomou formas diferentes, mas estavam sempre a ser temidas por seus poderes sobre os homens. Moscovitas acreditava piamente em poderes mágicos. A magia das mulheres foi mais frequentemente associada com "magia negra" ou para o mal; a magia dos homens com o bem. Sem dúvida, algumas mulheres optaram por prosseguir o ocultismo, a fim de capacitar-se em uma sociedade que belittled e controlado-los. Bruxas e a punição de bruxas são um tema freqüente nos escritos da Igreja no séculos XV a XVII. Como a igreja ocidental, a Igreja Ortodoxa teve uma atitude ambivalente para as mulheres. Juntamente com a adoração da Virgem Maria era a imagem de Eva a tentadora. Mulheres e o pecado foram associados e sexualidade era suspeita. Só as mulheres de idade, após a idade de atividade sexual foram consideradas como puras e tão somente as mulheres de idade tinham permissão para assar o pão para a comunhão. O amor não era geralmente um motivo para o casamento. Ganho econômico ou social era. E assim a maioria dos casamentos eram arranjados, sem a noiva e o noivo ter visto um ao outro. Uma exceção foi Ivan, o Terrível, e sua esposa Anastasia. Sexo no casamento era, naturalmente, permitida para a procriação, mas foi proibida na véspera de feriados religiosos, em dias de jejum e durante toda a Quaresma. Antes de fazer amor com sua esposa de um homem era esperado para remover as cruzes que usavam em seus pescoços. Sacerdotes russos foram proibidos de oferecer os Sacramentos se tivessem tido relações sexuais com suas esposas na noite anterior.

fonte : https://tspace.library.utoronto.ca/citd/RussianHeritage/9.WO/WO.5.html

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