quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Devolva-me



Marize Castro

Devolva-me a cólera, a lanterna mágica,

que transportei comigo enquanto te amei.

Devolva-me a morte, a doença, a saúde,

o caos, o cais, as âncoras, o segredo,

teus ataques me deixaram forte

teus gozos me atingiram a alma

me fizeram odiar o amor.

Devolva-me a fantasia, as árvores sólidas

plantadas à margem de um delicado homem

que caminhava certo para a sabedoria dos pássaros.

Devolva-me o néctar, o túmulo dos milagres

a liberdade dos escândalos, os bosques, a lei da botânica,

a letargia da não-paixão,

o doce repouso nas águas da noite



do livro Lábios-espelhos, de Marize Castro. editora uno













Give me back



Marize Castro





Give me back my rage, the magic lantern,

that I carried with me while I loved you.

Give me back death, illness, health,

chaos,cays, anchors, secrets,

your attacks left me strong,

when you came it reached my soul,

it made me hate love.

Give me back fantasy, the soilid trees

planted along the edges of a polite man

who would walk straight toward the wisdom of birds.

Give me back the nectar, the tomb of miracles,

the freedom of scandals, the woods, the law of botany, the lethargy of non-passion,

the sweet repose in the waters of night.



(translates by Steven White)



Primórdios



Marize Castro

Rumor de asas.



Resíduos de países distantes em meu coração.



do livro Lábios-espelhos, de Marize Castro – editora Uno


Fino zelo







FINO ZELO – Marize Castro



Palavras quando caen sobre a gente

surpreendem, adoçam, cortam.



Pessoas quando tremem sobre a gente

cavalgam, encharcam, empoçam.



Fome quando só é fome -e nada mais-

destroça, cega, corrói.



Amor quando saliva

mesmo depois de muito, muito tempo,

é terra fértil, dança, paraíso, fino zelo.



Água descendo das estrelas.

Nenhum comentário: